Indicação:
Prevenção de perdas de água e sais minerais (desidratação) e manutenção da hidratação após a fase de reidratação.
Contraindicação:
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Vigência de íleo-paralítico, obstrução e perfuração intestinal e vômitos incoercíveis.
Precauções:
Soluções orais contendo potássio devem ser usadas com cautela, em pacientes, com insuficiência renal. Havendo diurese adequada nas primeiras horas de reidratação, dificilmente ocorrerá superdose, pois os rins excretam o excesso de eletrólitos. A situação em que existe maior risco de superdose é o preparo incorreto, com acréscimo de menos água do que o recomendado. Nesse caso, podem ocorrer, como consequências mais graves, hipernatremia e/ou hiperpotassemia.
Devem-se seguir, com atenção, as instruções de preparo contidas na embalagem de Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose, usando as quantidades recomendadas de água previamente filtrada ou fervida e esfriada. Após abertura do envelope, ou preparo da solução, o que não for consumido em 24 horas deve ser desprezado. A administração aguda de sais de sódio, em quantidades acima da capacidade renal de excreção, produz hiperosmolaridade, principalmente extracelular.
Gravidez e lactação
Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose - Categoria C de risco gestacional - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.
Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose 50 sabor laranja contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações alérgicas, entre as quais asma especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Atenção fenilcetonúricos: Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose 50 sabor laranja contém aspartame em sua composição.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
Modo de uso:
Dissolver o conteúdo do envelope em 250 mL de água previamente filtrada e/ou fervida e esfriada e administrar com frequência ao paciente. Após o preparo, a solução deve ser mantida em recipiente tampado, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Esta solução pode ser usada por 24 horas. Após este período, o restante da solução deve ser desprezada e, se necessário, nova solução deve ser preparada. Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose deve ser administrado, após diluição, por via oral, com uma colher, copo ou mamadeira, dependendo da idade do paciente.
Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose 90
Dissolver o conteúdo do envelope de 13,95 g em 500 mL previamente filtrada e/ou fervida e esfriada. Como regra geral, recomenda-se a administração de 100 a 150 mL/kg de peso corporal, em um período de 4 (quatro) a 6 (seis) horas; pode haver, entretanto, grande variação entre os pacientes. Após o preparo, a solução deve ser mantida em recipiente tampado, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
Esta solução pode ser usada por 24 horas. Após este período, o restante da solução deve ser desprezado e, se necessário, uma nova solução deve ser preparada. Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose deve ser administrado, após diluição, por via oral, com uma colher, copo, ou mamadeira, dependendo da idade do paciente.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.